quinta-feira, 25 de março de 2010

I OFICINA SOBRE INSTRUMENTAL DE TRABALHO DAS OUVIDORIAS DA MACRORREGIÃO DO CARIRI

A Ouvidoria Geral da SESA-CE e o Núcleo do FCOS/Cariri promoveram a I Oficina sobre Instrumental de Trabalho das Ouvidorias da Macrorregião do Cariri/CE no dia 22/03/2010, no Verdes Vales Lazer Hotel, em Juazeiro do Norte.
O evento teve como objetivo avaliar instrumentais de trabalho atualmente utilizados pelas Ouvidorias do SUS da Macrorregião do Cariri/CE; iniciar o processo de reflexão sobre os instrumentais de trabalho necessários para o funcionamento adequado das ouvidorias do SUS e analisar o processo de padronização e tipificação das manifestações dos usuários que procuram os seus serviços, objetivando ampliar o impacto dos relatórios mensais das Ouvidorias no processo de planejamento dos serviços ofertados pelo SUS.

quarta-feira, 17 de março de 2010

CGE comemora o Dia do Ouvidor




A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em comemoração ao Dia do Ouvidor (16 de março) realizou dia 15 de março,  no restaurante Fagulha,  uma solenidade em homenagem aos Ouvidores (as) da Rede Estadual.

A abertura do evento foi proferida pelo Controlador e Ouvidor Geral do Estado, Aloísio Carvalho, seguindo-se da palestra do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, que versou sobre o Processo Participativo Social Brasileiro nos últimos vinte anos.

A homenagem prosseguiu com a entrega de medalhas à Primeira Dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, pelo incentivo no tocante a instalação da sala da Ouvidoria Especial para pessoas idosas e com deficiência e ao Ministro do TCU pelos relevantes serviços prestados na redemocratização do Brasil.

terça-feira, 16 de março de 2010

Registro da reunião do Núcleo Articulador do Fórum


Veja o registro da mais recente reunião do Núcleo Articulador do FOCOS, realizada em fevereiro, nas dependências da Ouvidoria-Geral da SESA.

Homenagem da Ouvidoria Geral do SUS a todos os ouvidores

Ser Ouvidor

SER OUVIDOR

Ser Ouvidor
é ser um ser, 
mas ouvidor.
É ter ouvidos pra ver
e olhos pra ouvir. 
É ir e vir,
entrar em cantos,
sem sair do lugar,
sem pender,
sem julgar.

Ser ouvidor
é Adisiar-se*
pelo caminho da análise,
da imparcialidade, da coerência
da sensatez,se é que me entendem.
Não é ter preso o rabo,
é nem ter rabo,
mas dar cabo
do que falam e que dizem.

Ser ouvidor é isso,
não aquilo.
Se aprimora,
não se compra no quilo.
É estilo, classe,
mas com humildade,
sinceridade.
É crer que sempre,
o homem pode ser
visto com bons olhos

e ouvido como merece.


Por Jânder Magalhães, Ouvidor Municipal do SUS de Sobral, membro do Núcleo Articulador do FOCOS

HOJE É O DIA DO OUVIDOR

No ano de 1995, durante o 1º Encontro Nacional de Ouvidores, realizado na cidade de João Pessoa-PB, foi criada a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) e fruto desse emblemático momento foi instituído o Dia do Ouvidor.

Recomendada pela Carta de Pernambuco, assinada pelos membros da ABO presentes no 6º Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman, realizado no Recife-PE, em setembro de 2001, o Dia do Ouvidor é comemorado nacionalmente no dia 16 de março.

Seguindo as diretrizes da Carta, o Ouvidor tem um compromisso com o Estado democrático de Direito e com os princípios fundamentais da Constituição de 1988. Nesse sentido, a Ouvidoria é um efetivo instrumento de luta contra as desigualdades sociais e se constitui num espaço de participação popular na formulação e aprimoramento das políticas públicas . No setor público, tem papel fundamental no controle social do Estado, condição essencial para o pleno exercício da cidadania, enquanto que no setor privado, se constitui como instrumento de humanização das relações de consumo e melhoria da qualidade de produtos e serviços prestados (Carta de Pernambuco, Recife, 21 de setembro de 2001).

Atualmente, presenciamos o crescimento das ouvidorias no Brasil, iniciativas que refletem a importância do aperfeiçoamento do processo democrático e da valorização do direito à qualidade na prestação dos serviços, do acesso à informação e a ampliação dos meios de controle social. São, portanto, iniciativas audazes de dar ouvidos à sociedade.

A presença de ouvidorias na Administração Pública vem da necessidade de se obter a qualidade do serviço que é destinado à população. Descrente com a atuação do serviço público, o cidadão và ª na ouvidoria uma oportunidade de ter o seu problema r esolvido e de contribuir para que as demandas apresentadas sejam catalisadoras de mudanças em prol da qualidade, além de exercitar a sua cidadania. Mas o benefício não é somente para o cidadão que, ao ter sua manifestação acolhida, atenção, acesso à informação, ou seja, seus direitos respeitados e atendidos, é, também, para a própria administração do serviço público que tem nas reclamações a possibilidade de conhecer e reconhecer suas falhas, analisar e alterar procedimentos.

A ouvidoria pública se apresenta, segundo Rubens Pinto Lyra: "como um autêntico instrumento da democracia participativa na medida em que transporta o cidadão comum para o âmbito da administração. Este, através da ouvidoria, ganha voz ativa, na medida em que suas críticas, denúncias ou sugestões são acolhidas pela administração, contribuindo, de ssarte, para a correção e o aprimoramento dos atos de gov erno" (LYRA, 2009:22).

A atuação do Ouvidor propicia a aproximação de cidadãos e gestores, a defesa de legítimos direitos, a melhoria dos serviços prestados e a democratização do poder. Incentiva a participação popular, inclui o cidadão no controle social, promove a cidadania, produz informação, fornece subsídio à gestão nas tomadas de decisão, aponta e identifica a necessidade de ajustes, a partir das manifestações dos cidadãos usuários. É um agente em prol da cidadania.

Parabéns a todos os que têm feito da Ouvidoria um instrumento de defesa dos direitos do cidadão, contribuindo assim para a promoção da eqüidade social e, consequentemente, para uma sociedade mais justa e igualitária.


Por Edna Martiniano, socióloga, é ouvidora do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, Maracanaú/CE, membro do Núcleo Articulador do FOCOS.

Hoje é dia do Ouvidor - 16/03/2010

O dia de hoje é reservado a este profisssional que dedica-se ao papel de escutar as angústias, anseios e manifestações dos cidadãos, o Ouvidor.

O estado do Ceará foi o primeiro do país a cumprir a recomendação da Carta de Pernambuco, elaborada no VI Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman, que sugere emenda constitucional para Ouvidoria: "Recomendar a instituição do dia 16 de março, como DIA DO OUVIDOR, data da criação da Associação Brasileira de Ouvidores" (fonte: http://www.abonacional.org.br). Assim, com a Lei nº 13.880, de 24 de abril de 2007, assinada pelo governador Cid Gomes, o dia 16 de março passou a ser oficialmente dedicado ao Ouvidor.

O FOCOS Parabeniza todos àqueles que dedicam seu trabalho em auxiliaro cidadão através de uma asculta qualificada e no fortalecimento da cidadania.

Como homenagem, publicamos a "Oração do Ouvidor", de autoria da Advogada e Pedagoga Diana Galvão, atual Assessora Jurídica do Estado de Pernambuco.

"Oração do Ouvidor"
Livrai-me, Senhor 

De um ouvidor surdo-mudo,

Ouvido de mercador,

Que só escuta o que quer,

De um ouvidor falador.


 De um ouvidor rancoroso,

Sem perfil, para a missão,

Mal amado, receoso,

Com perfil de espião.


De um ouvidor indicado,

Por ser do gestor amigo

Que a ele queira agradar

E nem se importe comigo.

 

De um ouvidor sabe tudo

Que não gosta de escutar,

Que nada tem a aprender

Nem tem soluções para dar.


Livrai o Ouvidor, Senhor

 Da caneta de um gestor

Que se sinta contrariado

E trate de se livrar

Desse ouvidor “malcriado”.

 

Da falta de autonomia,

Da pressão sempre constante

Para que fique calado

E não leve nada adiante.

 

Das fofocas dos ouvidos

Que estão sempre acordados

E cujas línguas são armas

Quando são incomodados.

 

Dai-nos, Senhor

Um ouvidor aprendiz

De nossas necessidades,

Com a missão de servir

Sem desamor, sem vaidades

Lembrança sobre o Blog

O Núcleo Mobilizador do FOCOS enviou mensagem para seus contatos nesta segunda, 15/03, para reforçar o convite para visita e participação no blog.

Abaixo a mensagem enviada aos colegas:

O Fórum Cearense de Ouvidoria do SUS é um espaço de articulação entre as diversas Ouvidorias do SUS existentes no Ceará. Reúne-se regularmente para discutir e fomentar o processo de descentralização das Ouvidorias do SUS. 


Visitem blog do FOCOS http://forumceouvidorias.blogspot.com/ um espaço onde podemos socializar informações, compartilhar notícias e articular as diversas ouvidorias do SUS espalhadas por todo o Estado.

Atenciosamente,

Núcleo Mobilizador do FOCOS.

segunda-feira, 15 de março de 2010

16 de março: Dia do Ouvidor*

“O papel do Ouvidor não é apenas o de lutar contra a ‘má administração’, mas, sobretudo, o de trabalhar em favor de uma nova administração, escolhida, dirigida e fiscalizada por parâmetros que se regem pela ótica do universal e não do particular; do público e não do privado, do interesse geral e não do imediatismo corporativista”.         (Rubens Pinto Lyra)


Parabéns a todos aqueles que tecem, em seu cotidiano, o pano mágico da cidadania.


* O Dia do Ouvidor foi criado em 2001 durante o VI Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman realizado em Recife(PE). O Ceará foi o primeiro Estado do país a cumprir a recomendação definida no encontro, através da Lei Estadual nº 13.880, de 24 de abril de 2007 que institui o dia 16 de março como Dia do Ouvidor.

quinta-feira, 11 de março de 2010

I OFICINA SOBRE INSTRUMENTAL DE TRABALHO DAS OUVIDORIAS DA MACRORREGIÃO DO CARIRI/CE

A Ouvidoria Geral da SESA/CE e o Núcleo do Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS da Região do Cariri estarão realizando a I OFICINA SOBRE INSTRUMENTAL DE TRABALHO DAS OUVIDORIAS DA MACRORREGIÃO DO CARIRI/CE, no dia 22 de março de 2010, no Verdes Vales Hotel/Juazeiro do Norte/CE.

O evento objetiva avaliar os instrumentais de trabalho atualmente utilizados pelas Ouvidorias do SUS da Macrorregião do Cariri/CE e iniciar o processo de reflexão sobre os instrumentais necessários para o funcionamento adequado das ouvidorias do SUS, com a seguinte programação:

8h – Credenciamento e Café da Manhã

8h30min – Abertura e acolhida

9h – Instrumentais de trabalho das Ouvidorias do SUS: uma construção em andamento.

10h30 min – A análise e sistematização das manifestações dos usuários do SUS visando ampliar o impacto dos relatórios mensais das Ouvidorias no processo de planejamento dos serviços ofertados pelo SUS.

12h – Almoço.

13h30min – A importância da padronização de conceitos no processo de análise e sistematização das informações colhidas nas Ouvidorias do SUS.

15h – lanche.

15h30min - Conceituações já trabalhadas pelas Ouvidorias do SUS: o desafio de construir uma linguagem unificada.

17h – Encerramento.